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Publicado em 02 de set de 2025 às 10:30
A Ecovias Minas Goiás iniciou em julho a implantação de um projeto de sinalização viária na serra de Araguari, na BR-050, com foco na redução de acidentes e, principalmente, de tombamentos de veículos pesados. O trecho compreendido entre os kms 52 e 55 da pista sul e entre os kms 61 e 54 da pista norte, é historicamente um ponto crítico da rodovia, com ocorrências que frequentemente resultavam em congestionamentos extensos e impacto direto na fluidez do tráfego.
Com investimento superior a R$ 750 mil, o projeto incluiu reforço na sinalização horizontal e vertical, com destaque para: pintura de mais de 7.500 m² de faixas, instalação de mais de 10.800 tachas e tachões refletivos, implantação de LERVs (Linhas de Estímulo a Redução de Velocidade) que atuam como sonorizadores, alertando o usuário para redução da velocidade. Além de 144 placas, que somadas, representam 378m² de sinalização vertical, sendo os principais painéis ainda reforçados com dispositivos luminosos. O projeto foi precedido por uma fase-piloto entre janeiro e junho de 2025, que já apresentou resultados expressivos na redução das ocorrências.
“A gente chegou a registrar seis tombamentos no mesmo ponto em um curto período. Mesmo quando não havia vítimas, o impacto era enorme: interdição total da rodovia, horas de fechamento e quilômetros de congestionamento. Iniciamos um piloto com cones, PMV móvel e sinalizadores piscantes. Só essa medida já fez com que os motoristas passassem a reduzir a velocidade”, relata Marcelo Borges, coordenador de operações rodoviárias da Ecovias Minas Goiás.
Com a implantação definitiva, o trecho recebeu soluções mais robustas. Entre os destaques estão a sinalização do acostamento com zebrados e tachões em pontos estratégicos para impedir a manobra incorreta de caminhões, faixas contínuas disciplinando movimentos de ultrapassagem com tachas refletivas aplicadas a cada metro, reforçando a informação de proibição desta ultrapassagem, e placas verticais diferenciadas que se destacam no ambiente da rodovia.
Segundo o coordenador de conservação da Ecovias Minas Goiás José Botaro, responsável pelo projeto, a sinalização foi pensada com base em estudos de campo detalhados: “Estudamos o trecho, curva por curva. Não é só tratar o ponto onde ocorre o acidente, mas todo o caminho até ele. O investimento em segurança viária garante um retorno direto em segurança, fluidez e eficiência operacional, para os usuários e para a rodovia, além de salvar vidas”, explica Botaro.
A expectativa é que o projeto traga uma redução significativa dos acidentes em geral no trecho. Com as intervenções, a concessionária espera chegar a uma redução de 95%, dependendo do comportamento do condutor.
Menos acidentes, menos impactos à rodovia e aos usuários
O projeto também traz ganhos operacionais, como menor número de interdições e maior fluidez do tráfego. “Cada tombamento exigia fechamento completo da pista para destombamento e remoção da carga. Isso impactava todos os usuários o motorista que perde um compromisso, o caminhoneiro com a carga atrasada, o usuário que enfrentava longas filas. Agora, com esse reforço, atuamos na prevenção”, pontua Borges.
Modelo a ser replicado
Diante dos resultados, a Ecovias já estuda expandir o modelo para outros pontos da BR-050 com características semelhantes, como declives acentuados e curvas perigosas.
“Esse projeto virou um case técnico e de segurança viária que mostra como engenharia aplicada com sensibilidade e compromisso pode salvar vidas e transformar a operação da rodovia”, conclui Botaro.
Sobre a Ecovias Minas Goiás
A Ecovias Minas Goiás é responsável pela administração da BR-050, entre os municípios de Cristalina/GO e Delta/MG. A empresa integra o grupo EcoRodovias, uma das principais companhias de infraestrutura de transporte do país, com foco em segurança viária, inovação e sustentabilidade.