Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.
Publicado em 23 de jul de 2025 às 16:30
As concessionárias Ecovias Cerrado e Ecovias Minas Goiás foram reconhecidas como as mais sustentáveis do País pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização dos contratos de concessões das rodovias federais brasileiras.
As unidades do Grupo EcoRodovias que atuam nas regiões do Triângulo Mineiro e Goiás conquistaram a primeira e a segunda posição, respectivamente, no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2025.
O IDA é uma iniciativa criada para incentivar as concessionárias a adotarem práticas sustentáveis a fim de reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Com ele, a ANTT mede e classifica o desempenho das empresas por meio de suas políticas e resultados de sustentabilidade.
Seis concessionárias do Grupo Ecorodovias se destacaram. As melhores classificações foram da Ecovias Cerrado e Ecovias 101, que ocupam o primeiro lugar na lista. As concessionárias Ecovias Minas Goiás, Ecovias Ponte, Ecovias Rio Minas e Ecovias Araguaia também ocuparam posições de destaque, com classificações Classe A e pontuações acima de 90%.
A Ecovias Cerrado cumpriu 31 dos 33 critérios analisados no Índice, como, por exemplo, Política Ambiental Institucional, Certificações Ambientais, Ações Sociais e Educacionais, Preservação da Biodiversidade e Gerenciamento e Redução de Efluentes.
Dentre as medidas adotadas pela concessionária que viabilizaram o reconhecimento estão a redução do atropelamento de animais silvestres na rodovia, adoção de medidas para diminuir ruídos durante obras de engenharia, reutilização de material fresado para pavimento e desenvolvimento de pesquisa de inovação com sistema de bioluminescência para sinalização viária.
A Ecovias Minas Goiás atendeu a 30 dos 33 critérios avaliados. Entre as ações da concessionária, se destacaram pontos de recarga para veículos elétricos nas bases SAU, sistema de captação de água de chuva e reuso de água em bases operacionais, técnicas sustentáveis de pavimento, implantação de sinalizações viárias com energia fotovoltaica e reutilização de material fresado para pavimento.
“O reconhecimento da ANTT ajuda a mostrar nosso empenho e busca constantes por ações que unem o desenvolvimento viário à preservação do meio ambiente. Ser Eco vai muito além do nosso nome, está no nosso jeito de cuidar das pessoas, do meio ambiente e de cada caminho que transformamos” diz Matheus Fernandes, diretor superintendente da Ecovias Cerrado e Ecovias Minas Goiás.