Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.
Publicado em 06 de ago de 2025 às 17:00
Visita técnica proporciona experiência prática aos alunos de engenharia civil
Uberlândia, julho de 2025 – No mês de julho, a Ecovias Minas Goiás recebeu cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para uma visita técnica às obras de duplicação da BR-050, no perímetro urbano de Catalão/GO. A atividade, guiada pelas equipes de engenharia e segurança da Ecovias, conectou o conteúdo teórico ensinado em sala de aula à realidade da engenharia aplicada em campo.
“A visita é uma oportunidade de mostrar como a engenharia atua para transformar a infraestrutura de transportes com segurança, planejamento e foco em resultados. Estamos na fase final de uma obra que vai eliminar gargalos urbanos importantes, ampliar a capacidade da via e entregar fluidez ao tráfego urbano e de longa distância. Esse intercâmbio com universidades também é essencial para estimular a formação de profissionais mais conectados com os desafios reais da engenharia”, destacou Guilherme Sampaio, gerente de engenharia da Ecovias Minas Goiás.
A obra, que possui extensão total de 11,54 km, é estratégica para a mobilidade regional e a segurança viária. Desse total, 4,4 km já foram liberados ao tráfego no ano passado, representando 38% da duplicação. A expectativa é de que, em agosto, novos trechos duplicados, incluindo as vias marginais, sejam entregues. As marginais já possuem 86% da pavimentação concluída e estão em fase de finalização, com a execução de passeios.
Durante a visita, os alunos puderam compreender diferentes fases do processo de duplicação, do planejamento à execução, passando por soluções de infraestrutura e logística. “A Ecovias sempre dá uma resposta positiva às nossas solicitações. É um grande contentamento ver que aquilo que ensinamos com imagens e teoria se concretiza aqui de uma forma muito consciente. Isso mostra que a união entre o setor produtivo e a academia é indispensável à formação de bons engenheiros”, afirmou o professor da UFU, Paulo Roberto Cabana Guterres.
Para os estudantes, a experiência reforçou a importância de vivenciar a prática. “Achei muito importante a visita, porque essa união da prática com o conhecimento teórico que temos é muito diferente. Aqui conseguimos ver várias áreas em atuação e entender como é, na prática, o dia a dia real do engenheiro”, relatou Smyle Ormondes, aluno do curso de engenharia civil.
A Ecovias Minas Goiás é responsável pela administração de 436,6 km da BR-050, entre Cristalina/GO e Delta/MG. A duplicação do trecho urbano de Catalão representa mais um avanço na modernização da rodovia, com foco em segurança viária, inovação e sustentabilidade. Com um investimento total de R$ 187 milhões, a obra inclui 11 km de duplicação, 12 km de vias marginais, cinco dispositivos em desnível, uma passarela e a duplicação e restauração do viaduto sobre a linha férrea. Com essa entrega, todo o trecho da BR-050 sob concessão será 100% duplicado.